Internet banking - Grão

Internet Banking: O que é e como usar?

A digitalização dos processos bancários vem acontecendo há algumas décadas e certamente facilita a vida de todos. E sem dúvida, o Internet Banking é parte desse processo.

Ter que ir até uma agência bancária, enfrentar filas e operar um caixa eletrônico. Essas eram atividades comuns para fazer qualquer transação bancária antigamente.

Mas, agora, apenas com o seu celular em mãos, já é possível fazer a grande maioria das transações bancárias.

E, de fato, tudo começou com o Internet Banking. Entretanto, você sabe exatamente o que ele é e como funciona? Pois é isso que vamos explicar neste artigo.

O que é Internet Banking?

Em resumo, é o ambiente bancário na internet. Ou seja, a forma como você acessa sua conta online. Tanto bancos digitais como tradicionais têm esse serviço.

Ele serve para que você possa realizar operações bancárias online pelo seu computador, sem precisar ir até a agência. 

Dessa forma, ele te conecta com o sistema operacional do banco. Assim, é possível ver o seu saldo, sua fatura do cartão de crédito, opções de empréstimo… tudo pelo site do banco.

Você também pode fazer transferências, pagamentos de boletos e faturas e muito mais a partir do seu Internet Banking. Veja alguns dos serviços disponíveis:

Internet banking - Grão
Crédito: Pexels

O que é senha internet banking?

Para que você possa usar a sua conta digitalmente de forma segura, o Internet Banking tem uma senha. Muitas vezes essa senha pode ser diferente da sua senha do cartão do banco.

Em contas 100% digitais e em alguns bancos, é possível criar ou alterar sua senha do Internet Banking online. Então, basta acessar senhas e configurações e criar na hora.

Já outros bancos, mais tradicionais, utilizam métodos mais severos de segurança. 

Estes exigem que você habilite o seu Internet Banking em uma agência e/ou utilize um Token para verificar identidade.

A saber, o Token é um aparelhinho que gera números aleatórios e fica de posse do dono da conta. 

Assim, toda vez ao usar o Internet Banking, é pedido o número do Token como uma espécie de senha.

Já em contas digitais e em alguns aplicativos de banco, você pode cadastrar a sua impressão digital ou reconhecimento facial. Isso se o seu aparelho celular possuir essas funções de identificação.

Como cadastrar no internet banking? 

Para cadastrar seu Internet Banking basta entrar no site ou no aplicativo do seu banco e seguir o passo a passo.

A maioria dos bancos vão pedir documentos de identificação, como RG, CPF e número da conta. 

Alguns, os mais tradicionais, exigirão que você autentique o Internet Banking em uma agência, geralmente no caixa eletrônico. 

Ou então, será pedido para que você valide um dispositivo (computador ou celular). Dessa forma o banco tem certeza de que é você quem está realizando o acesso à conta.

Caso isso seja necessário, a conta digital será ativada logo em seguida deste passo.

Além disso, o Internet Banking de alguns bancos exigem a instalação de plugins de segurança. Eles ajudam a proteger seu computador contra hackers.

É o caso da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, por exemplo. Mas não se preocupe: o próprio site da instituição direciona você à instalação deste plugin.

Internet banking - Grão
Crédito: Pexels

Como acessar a ibanking?

Para acessar o Internet Banking, basta entrar no site do banco no qual você tem conta e, com o cadastro feito, realizar o login.

Siga as instruções dadas pelo próprio site e lembre-se de utilizar a senha correta. 

Geralmente, a senha do Internet Banking é diferente da senha que você usa no caixa eletrônico.

Como desbloquear o acesso ao internet banking?

Para desbloquear o acesso ao Internet Banking, você provavelmente vai precisar solicitar esse desbloqueio no site.

Em seguida, muitos bancos pedem que você vá até uma agência e/ou caixa eletrônico da instituição e faça o desbloqueio.

Basta seguir o passo a passo dado pelo site do seu banco. E se tiver dúvida, ligue para o número fornecido para o Internet Banking ou vá até uma agência física.

Internet Banking vs Mobile banking

O Internet Banking é o acesso a sua conta bancária pelo navegador, via computador. Já o Mobile Banking é o acesso a serviços bancários pelo celular, geralmente via aplicativo.

Ambos são métodos digitais de se utilizar a conta bancária, mas possuem um sistema operacional diferente. Por isso têm nomes diferentes.

Internet banking - Grão
Crédito: Pexels

Internet banking é seguro? 

Sim, o Internet Banking é seguro. Porém, você precisa tomar alguns cuidados, como evitar deixar sua área do site aberta quando você não está por perto.

Além disso, tomar cuidado com a segurança do seu computador é fundamental. 

Utilizar um antivírus eficaz e seguir as dicas que daremos abaixo te previne de possíveis dores de cabeça.

Evite também acessar o seu Internet Banking de qualquer computador. Utilize sempre o seu próprio aparelho.

Em caso de furto ou roubo do seu computador ou celular, ligue imediatamente para o banco e informe sobre o ocorrido. Eles farão o bloqueio.

Isso sem contar os cuidados de sempre: não fornecer a senha a terceiros, seguir as instruções de segurança da sua instituição, etc.

Dicas para não ser hackeado

Aqui vão algumas dicas extras para evitar que hackers acessem sua conta bancária pelo ibanking:

  • Troque a senha do seu internet banking periodicamente;
  • Atente-se a detalhes: os bancos nunca pedem atualização da chave de segurança por e-mail, por exemplo, e nem enviam qualquer e-mail “clicável”;
  • Confira se o site é mesmo do seu banco checando a URL;
  • Verifique se o site possui um cadeado verde ao lado da URL. Isso mostra que a conexão é segura e que a identidade do banco foi confirmada;
  • Nunca digite mais de uma chave de segurança em uma única transação;
  • Atualize o seu antivírus com frequência;
  • Nunca clique em e-mails ou mensagens de pessoas que você não confia. E mesmo para as que você confia, verifique se ela não foi hackeada e por isso enviou aquele link;

Conclusão

O Internet Banking é uma ferramenta que facilita (e muito) a nossa vida. Sem ele, perderíamos muito tempo indo até bancos para realizar qualquer operação financeira.

Não precisa ter medo de acessar a sua conta pelo computador. Basta que você tome os cuidados necessários para evitar a invasão de hackers no seu aparelho.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, basta se cadastrar no site do seu banco e usar!

E se você quer melhorar suas finanças, conte com a Grão, a conta digital para guardar dinheiro. Todos os dias trazemos dicas de educação financeira nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Por fim, baixe grátis o aplicativo Grão e comece agora a juntar dinheiro! Com o Pix, você transfere mais rápido e sem pagar nada. O app é gratuito e está disponível nas principais lojas de aplicativos Google Play ou App Store.

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão