Ao longo das últimas semanas o mercado financeiro experimentou grande volatilidade... Comece o desafio!

Guardar dinheiro para emergências: comece agora!

#comeceapoupar por Equipe Grão - 27 de Dezembro de 2019 - tempo estimado de leitura:

Guardar dinheiro para emergências é sem dúvida um dos objetivos mais importantes quando pensamos no futuro.

A vida é marcada por situações que saem do planejamento, guardar dinheiro para essa situação emergêncial é a garantia de que vai se manter a qualidade de vida enquanto as coisas entram no eixo.

Mas como começar a guardar dinheiro para as emergências?

Guardar dinheiro para emergências uma necessidade

Muitos especialistas já falaram sobre esse tema, no Dinheirama, por exemplo, você encontra uma série de materiais que explicam como e onde começar a guardar dinheiro para emergências.

A verdade é que mais do que guardar dinheiro a ideia é realmente se antecipar a qualquer situação criando um fundo onde você terá o mínimo de tranquilidade para decidir o que fazer durante a emergência.

De uma forma geral o que se espera é guardar pelo menos 6 meses de sua renda líquida, para o seu fundo de emergência.

Comece com pouco mas comece

Veja que estamos falando de um dinheiro que vai ser guardado especificamente para um determinado objetivo, sobreviver a um período de emergências.

Por conta desse objetivo especial o dinheiro não deve ficar junto com o dinheiro que você já guarda para outras situações.

É essencial que o dinheiro que você guarda para emergências fique em um produto financeiro que garanta liquidez e correção maior que a inflação.

Como começar

Você também já sabe que o melhor momento para guardar dinheiro é quando ele fica disponível para você, ou seja, na hora que você recebe seu salário. Aqui costumamos chamar esse momento de “Recebi, Investi”.

Separe já um percentual de seu salário, ou se preferir, destine um valor fechado para aos poucos construir seu fundo para emergências.

A ideia de “Recebi, Investi” é facilitar a criação de um hábito fundamental para nossas vidas e ao mesmo tempo garantir que você não tenha a desculpa de que não sobrou dinheiro para guardar.

Gastar é muito mais prazeroso que guardar dinheiro, principalmente se você considerar que o ato de comprar alguma coisa está cada vez mais associado a uma decisão tomada para “amenizar os efeitos da ansiedade”. O resultado… eu conto ou você conta? Pois é.

Fazendo valer cada centavo

Mas, sim, isso tudo requer planejamento e a celebração de tamanha independência requer disciplina, persistência e paciência. Descubra, então, que se não conseguir guardar dinheiro, fica mais distante de uma vida mais livre – ou melhor, realmente livre.

Construir a tranquilidade financeira demora um pouco, e não há nada de errado nisso. O problema não é exatamente esse, mas nossa maneira de agir e pensar: somos impelidos a agir e nosso “cérebro primitivo” é acionado quando somos provocados em relação à ganância e medo.

Conte com a Grão, agora e sempre

A Grão é a primeira fintech brasileira criada justamente com o objetivo de ajudar as pessoas a guardar dinheiro.

Você não precisa ter muito dinheiro para começar a guardar nem ser um especialista, o que garantimos é segurança, rentabilidade competitiva e o melhor conteúdo de educação financeira para você crescer cada vez mais.

Guardar dinheiro para emergências é um dos pontos cruciais para o sucesso financeiro e por conta disso, queremos te ajudar a começar o mais rapidamente possível.

Vamos nessa?

Comentários:

Vídeos

Nosso Porquinho Digital está em Casa Protegendo seu Patrimônio, e Você?

Nosso Porquinho Digital está em Casa Protegendo seu Patrimônio, e Você?

Porque o Coronavírus Não Afeta o Seu Porquinho Digital

Porque o Coronavírus Não Afeta o Seu Porquinho Digital

Comece a poupar com a Grão

Desafio 7 dias - Quero participar!
Conquiste seus objetivos - Começar
Desafio 21 dias - Quero participar!