Como guardar dinheiro para as férias de verão

Como guardar dinheiro para as férias de verão

De olho no calendário de verão, mas não sabe se conseguirá tirar as tão sonhadas férias? Dar uma parada para desestressar a mente e mudar a paisagem é mais do que prazer. É necessidade

Fim de ano não poderia ser mais simbólico para você repensar o seu estilo de vida e programar uma viagem. E sem essa de dizer que o seu orçamento não permite. Se você se organizar desde, vai atingir o seu objetivo. A condição básica é traçar um plano e segui-lo a risca.

Adeque o destino ao seu bolso, e não o contrário

Essa é a dica mais importante. Para isso, a partir do orçamento mensal — o que entra, as despesas e o que sobra —, calcule quanto pode dispor por mês para realizar esse projeto. Só com o valor em mente é que você vai começar pesquisar em sites e com amigos as possibilidades de roteiros.

Inclua à sua planilha ou caderninho do orçamento uma coluna “Projeto férias”. Nela, registre tudo, ainda que sejam estimativas: gastos com passagens, hospedagem, alimentação, passeios, deslocamentos, dinheiro de mão — sem esquecer os imprevistos. Saber antes o quanto vai custar a sua viagem é fundamental para o planejamento.

No final dessa fase, talvez você conclua que também precisa adequar o tempo de viagem e a época que vai sair — lembrando que adiar alguns meses não quer dizer desistir. Tudo isso vai evitar dores de cabeça lá na frente.

A antecedência é um trunfo para juntar dinheiro

Quanto antes você começar a se planejar, mais facilmente conseguirá poupar. Parece básico, mas muita gente cai na armadilha de deixar tudo para a última hora. Aí, além de causar um problema na volta por conta do cartão estourado, corre o risco de pagar tudo muito mais caro.

Tendo o dinheiro para custear as férias, você poderá negociar melhor. Algumas empresas de viagens e também hotéis costumam dar descontos para quem adquire antecipadamente. Outras concedem vantagens para quem paga à vista.

Se você usa o programa de fidelidade do cartão de crédito, cheque a pontuação para trocar por passagem aérea ou hospedagem.

Investir até a véspera da viagem é estratégico

Em vez de simplesmente guardar o dinheiro todo mês, você pode investir até a véspera da viagem. Mesmo que você nunca tenha pensado nessa possibilidade, seja por não saber como funciona o mundo dos investimentos ou achar que dispõe de um valor pequeno, a tecnologia pode dar uma ajuda a realizar a sua estratégia.

Por ser um prazo relativamente pequeno, prefira os investimentos conservadores, de baixo risco e com liquidez diária — dá para resgatar o valor no momento desejado, sem qualquer prejuízo. O mais indicado, nesse caso, é o Tesouro Selic, que são os títulos públicos pós-fixados.

Faça cotações e compras pela internet

Reserve um tempo para navegar pelos sites e aplicativos especializados em comparação de preços de destinos, hospedagem e passagens aéreas. Ainda existem aqueles que reúnem todas as possibilidades num mesmo espaço, incluindo estimativas de passeios, alimentação em diversas capitais e cotação de diferentes moedas.

Feito tudo isso, compre um bom protetor solar e… #partiuférias!

Equipe Diin

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão