Empréstimos e seus cuidados

Empréstimos e seus cuidados

Quando éramos mais novos, encarávamos o empréstimo de forma mais leve.

Na infância a gente emprestava nossos brinquedos para o melhor amigo, na adolescência pegava a linda jaqueta do irmão emprestado para compor o look e agora já adulto, dependendo de como esteja a situação financeira, pegamos emprestado dinheiro do banco para quitar dívidas ou dar entrada em algum negócio.

Pois é, vida de adulto é assim né ‍♀

Mas para encarar a vida com mais leveza existem formas que ajudam a lidar com as responsabilidades com mais compromisso, e uma delas é o empréstimo, que na maioria das vezes precisamos recorrer a elas por falta de dinheiro.

Existem alguns tipos de empréstimos e independente de qual deles você optar, é preciso analisar quais os cuidados que você pode ter antes de contratar o de sua preferência. Vem com a gente nessa leitura e saiba + a respeito desse assunto.

Tipos de empréstimos

Empréstimo pessoal

Por meio de assinatura de um contrato, o empréstimo pessoal é realizado através de uma solicitação a alguma instituição financeira e antes da aprovação do contrato, uma avaliação da documentação fornecida pelo requisitante é realizada.

Essa avaliação é necessária porque a instituição que você solicita o empréstimo não te conhece então a partir desse ponto é indispensável para os bancos realizar essa análise, conhecida como análise de crédito.

Nessa análise acaba sendo considerado 5 passos sendo uma solicitação de dados cadastrais, análise de restrições em seu nome, análise do perfil de crédito incluindo score de crédito, análise do comprometimento de sua renda e análise de seus documentos.

Feita essa análise, se seu pedido foi reprovado, chegou o momento de dar uma pausa em seus planos e correr atrás de resolver o problema que bloqueou o seu empréstimo que pode ser um nome sujo, por exemplo. Para evitar que a sua solicitação seja reprovada, certifique-se de estar tudo ok com suas dívidas e se o seu nome no mercado está positivo. Fazendo isso seu empréstimo pode ser liberado o mais breve possível após a solicitação.

Empréstimo consignado

Alô alô, você que possui carteira assinada, é aposentado, pensionista do INSS ou funcionário público, o empréstimo consignado é para você. Mas calma lá, de todos nesse grupo, se você é o que possui carteira assinada, é necessário que a empresa na qual você trabalha tenha convênio com algum banco ou instituição financeira, se caso ela tiver, show!

Como esse tipo de crédito é descontado diretamente do salário ou do benefício do INSS, você aposentado, não precisa se preocupar com o pagamento já que ele é descontado de modo direto na folha de pagamento. Esse jeito permite com que o dinheiro não seja gasto com outras coisas, evitando o risco de ficar em saldo devedor com a instituição financeira.

Mas assim como no empréstimo pessoal, no consignado também é realizado uma análise de perfil do solicitante então a dica ainda permanece para esse tipo de empréstimo – esteja com tudo em dia referente às suas contas, dívidas e seu nome no mercado, planejando o uso do seu dinheiro de cabo a rabo.

Vale ressaltar que o empréstimo consignado é uma ótima opção para quem quer uma aprovação rápida, porque além de ser um crédito com taxas mais baixas e que não precisa de uma justificativa direta para que fim será usado o dinheiro, ou seja, de uso livre; a liberação do empréstimo costuma ser rápida e em 24h o dinheiro já estará na sua conta, uma mão na roda.

Empréstimo rotativo

Falou em empréstimo rotativo, já fica esperto porque de todos, ele é o que devemos evitar ao máximo. Ligado ao cartão de crédito o raciocínio funciona da seguinte forma, se você paga um valor inferior ao que está discriminado na fatura, automaticamente você pega emprestado do banco o valor restante para pagamento.

O banco realiza esse empréstimo para cobrir o valor restante, porém na próxima fatura cai em cima na cobrança desse valor com juros que costumam ser altamente abusivos, por isso, cuidado. A única vantagem desse empréstimo é sobre o pagamento ser flexível mas fora isso, pense muito bem antes de optar por esse crédito.

Empréstimo cheque especial

Assemelha-se muito ao empréstimo pessoal se for colocar na balança as vantagens e desvantagens, porém com o cheque especial não é necessário a realização de um contrato. Geralmente, os bancos dispõem desse limite dentro da conta corrente podendo ser utilizado a qualquer momento, porém como sempre, fica esperto com os juros que também costumam ser, igualmente ao rotativo, extremamente abusivos.

Sabendo agora um pouco sobre cada empréstimo, bom seria também saber sobre quais cuidados tomar quando precisar contratar algum. E pensando nisso, separamos alguns para você, confira!

O bom e velho amigo planejamento

Planejamento. É uma atitude que sempre fazemos questão de trazer em pauta por aqui porque realmente, planejamento financeiro e até mesmo para outros segmentos da vida, é o nosso melhor e velho amigo para organizar e manter a vida nos eixos.

E nesse caso, se você tivesse alguma reserva de emergência, não precisaria estar recorrendo a linha de crédito, não é mesmo? Bom, mas se esse não for o seu caso, comece a guardar 10% da sua renda mensal e vai aumentando esse valor conforme for economizando mais e assim você vai construindo sua rotina financeira de uma forma muito mais fluida.

Agora se você já realizou o empréstimo, reestruture o seu orçamento e veja quanto você precisará dispor do seu dinheiro para pagar as parcelas, evitando atrasar os pagamentos para se livrar das multas.

Apoio familiar

Família é família mas os “negócios” são a parte. Nessas horas de aperto a família quer de alguma forma ajudar, e acabam na maioria das vezes oferecendo essa ajuda com dinheiro. Então assim, não é porque é família que pode relaxar e deixar para pagar depois, NÃO!

Faça um cronograma de pagamento e não deixe de ter responsabilidade com o dinheiro que a sua mãe, primo ou avó esteja te emprestando. Encara esse momento como se fosse um empréstimo com uma instituição financeira e que não pode haver atrasos.

É até meio que um “treino” para quando realmente for pedir um empréstimo para o banco ou similares, você já vai estar mais habituado com essa responsabilidade de pagamentos.

Informe-se

Antes de optar por algum empréstimo, procure se informar mais a respeito de cada uma. Através de textos em blogs como o nosso, pelas próprias instituições que oferecem o empréstimos ou até mesmo através do Banco Central que contêm todos os cadastros de instituições corretas que oferecem esse serviço. 

Ferramenta

A ferramenta que nós nos referimos aqui é referente a um aplicativo de controle financeiro. Achou que deixaríamos essa dica de fora, né?

Já que estamos o tempo todo em nossos celulares, por que não aproveitá-lo e usá-lo para controlar as finanças? O app da Diin te ajuda nessa com o recurso do organizador, que é bem prático e super facilita sua organização por categoria de seus ganhos e gastos!

Vai precisar contratar algum empréstimo?

Segue as dicas: informe-se, organize-se, pague as parcelas em dia e aproveite da melhor forma o dinheiro do empréstimo.

organizacao

© GIPHY

Photo by fotografierende on Unsplash

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão