Dívidas em atraso: negocie sem comprometer seu orçamento

Dívidas em atraso: negocie sem comprometer seu orçamento

Imprevistos acontecem e tudo bem se você estiver com dívidas no momento.

O mais importante é manter a calma nesta situação, para conseguir negociar e quitar suas dívidas sem comprometer o seu orçamento. Confira a seguir algumas dicas para se organizar e pagar suas dívidas em atraso.

5 dicas para negociar dívidas em atraso sem comprometer seu orçamento

Se organizar direitinho, todo mundo consegue uma forma de pagar dívidas que cabe no bolso. Por isso, pegue caneta e papel e confira essas dicas valiosas.

Leia também:  As 6 melhores dicas de finanças pessoais e educação financeira

Liste suas dívidas

Você sabe exatamente quanto e para quem deve? Coloque tudo no papel. Empréstimos, financiamentos, contas de cartão de crédito, carnês, etc. Esse é o ponto de partida para negociar a sua dívida. Você também pode consultar o seu CPF  no site da BLU365 para visualizar suas pendências que estão disponíveis para negociação.

Entenda seu orçamento mensal

Coloque no papel o quanto você ou sua família recebe por mês e também todas as despesas. Assim, é possível ver o quanto entra e quanto sai cada mês. Dessa forma, você e sua família podem controlar melhor os gastos e ver o que pode ser cortado para economizar.

O primeiro passo para diminuir os gastos mensais, é cortar os gastos desnecessários, assim, sobrará dinheiro para você começar a guardar ou completar no pagamento de alguma conta.

Saiba quanto você pode pagar neste momento

Depois de entender o seu orçamento, estabeleça o valor que vai pagar neste momento. Se for pagar à vista, confira os descontos que pode receber nesta forma de pagamento. Se for parcelar, defina um valor mensal que cabe no seu bolso.

Dica extra:  se possível, sempre mantenha os pagamentos das parcelas em dia, pois, se deixar passar, muitas vezes o acordo é quebrado, voltando ao valor inicial da dívida e com acréscimo de juros.

Leia também: Tarifa Social: como faço para ter desconto de 100% na conta de luz?

Consiga uma renda extra

 Se o seu orçamento mensal já está comprometido, que tal pensar em formas de conseguir uma graninha extra? Neste momento você pode vender itens que não usa mais, utilizar seus talentos para lucrar e muito mais.

No atual momento, procure meios de faturar sem sair de casa. Segurança e saúde vêm sempre em primeiro lugar!

Negocie com a BLU365

 Se você já tem condições de negociar a sua dívida e já sabe quanto pode pagar por cada parcela do acordo, conheça as melhores opções no site da BLU365. A BLU disponibiliza ofertas para negociação online da sua dívida, para você ficar o ano inteiro no azul e reconquistar sua saúde financeira.

Como evitar novas dívidas? 

  • Mesmo com as dívidas quitadas, fique de olho no seu orçamento, controlando o que entra, o que sai e cortando o desnecessário;
  • Se possível, guarde uma parte de sua renda mensal para possíveis imprevistos;
  • Não comprometa seu dinheiro extra, evite fazer dívidas com décimo terceiro, rescisão ou faturamentos inesperados;
  • Use o dinheiro extra para quitar dívidas existentes ou para criar uma poupança emergencial. Assim, em caso de imprevistos você poderá se resolver sem prejudicar o orçamento.

Gostou das dicas? Compartilhe com as pessoas queridas, assim todo mundo fica no azul o ano todo! =)

Obs.: Este texto foi produzido pelo Blue 365, plataforma digital BLU365

Foto de Polina Zimmerman no Pexels

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão