conta salário - Grão

O que é conta salário e como ela funciona?

Você está precisando abrir conta salário? Preparamos um guia completo com dicas e dúvidas

Sem dúvida, existem diferentes modalidades de contas bancárias disponíveis no mercado. De um lado, as contas correntes oferecem diversos serviços bancários. Por outro lado, as poupanças são direcionadas a quem não pretende movimentar constantemente o dinheiro guardado.

Hoje, vamos falar sobre a conta salário. Diferente das contas correntes e das contas poupanças, as contas salário são mais enxutas, práticas e baratas.

Nesse sentido, elas oferecem serviços básicos. Por exemplo, dá para receber salários, vencimentos, aposentadorias, pensões e benefícios similares.

São boas opções caso você, por exemplo, já tenha uma conta corrente em um banco que lhe agrada, mas começa a trabalhar em uma empresa que só efetua pagamentos em outro banco.

Ou então se você não utiliza muitos serviços financeiros, mas precisa abrir uma conta apenas para receber pagamentos.

E mais: se desejar, você pode ainda ter a sua conta salário vinculada à conta corrente.

Crédito: Pexels

Quais as vantagens da conta salário?

Uma das principais vantagens desse tipo de conta é que ela pode ser aberta por qualquer pessoa. Desde que ela tenha uma carta de solicitação da empresa ou instituição pagadora, o que vamos explicar melhor mais abaixo.

O ponto é que mesmo quem possui restrições no CPF tem direito a abrir esse tipo de conta para receber pagamentos e realizar transações simples.

Além disso, ela não é vulnerável a penhora (quando a justiça toma o bem de um devedor) e bloqueio. E tem segurança contra o débito automático de dívidas pré-existentes.

Conta salário tem taxa?

Não, a conta salário não cobra taxas bancárias. E este é, justamente, outro ponto bastante vantajoso.

Afinal de contas, bancos podem cobrar taxas de serviço bastante altas em outros tipos de contas. Taxas essas que, ao longo dos meses, podem fazer você perder muito dinheiro.

Aliada da educação financeira

Para quem ganha pouco, a conta salário é uma opção de inserção em um banco. Podemos dizer que, em larga escala, ela promove uma democratização dos serviços bancários.

Além disso, justamente por conta das limitações que esse tipo de conta costuma ter, ela pode ser útil para o planejamento financeiro.

Se você tem o hábito de gastar mais do que ganha, a não permissão de saldo negativo da conta salário pode te ajudar a não se endividar.

Como abrir uma conta salário?

Diferente das outras contas, a abertura de uma conta salário só pode ser realizada mediante solicitação da empresa pagadora.

Por isso, é necessária uma carta de recomendação da empresa. Ela é feita já direcionada ao banco ao qual ela é conveniada. E geralmente tem o valor do salário descrito.

Assim, após aberta, os valores que você tem a receber da empresa sempre serão direcionados para essa conta.

Confira os documentos necessários para abrir conta salário:

  • Carta de recomendação da empresa;
  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência.

Com esses documentos em mãos, é só escolher a agência bancária mais próxima da sua casa. Ou uma que esteja em um local de fácil acesso para você.

Pontos de atenção

Recomendamos que você preste atenção na localização da agência em que vai abrir conta porque, caso ocorram problemas com a sua conta no futuro, você pode vir a ter que resolvê-los presencialmente na sua agência de abertura de conta.

O fechamento de conta também só pode ser feito presencialmente e na sua agência. Quando ocorre o fim do vínculo empregatício, é de sua responsabilidade verificar se a conta foi finalizada pela empresa.

Nesse caso, compareça à sua agência com seu RG em mãos e peça para encerrar a conta. Você não poderá utilizá-la para receber salário de outro empregador.

Vale ressaltar também que, apesar de qualquer pessoa poder abrir uma conta salário e esse ser um procedimento comum em muitas corporações, as empresas não são obrigadas a disponibilizar esse tipo de conta para os funcionários.

Cartão salário

Ao abrir a sua conta salário, você receberá um cartão de débito em seu nome. Assim, você poderá utilizar a função débito e realizar saques em caixas eletrônicos.

A primeira via do cartão magnético é gratuita em todos os bancos brasileiros.

Crédito: Pexels

Conta salário versus conta corrente

Há importantes diferenças entre a conta salário e conta corrente que impactam as movimentações comuns do dia-a-dia.

Por isso, é preciso ponderar quais são as suas necessidades bancárias. Só assim você poderá decidir qual a melhor conta para você

Ao contrário da conta corrente, nas contas salário você NÃO tem:

Por outro lado, ambas oferecem as operações mais comuns, como:

  • Saques;
  • Consulta de saldo e extrato;
  • Cartão de débito;
  • Transferência para outras contas;
  • Recarga de celular.

Contudo, as funcionalidades da conta salário podem variar muito de banco para banco. Assim, é importante estar atento aos serviços que cada banco oferece dentro dessa modalidade.

Conta salário Itaú

O Itaú oferece uma conta salário que permite 5 saques, 2 consultas de extrato, 2 consultas de saldo, pagamentos de títulos e boletos.

Você recebe um cartão de débito (primeira via gratuita) e tem acesso ao aplicativo Itaú. Além disso, existe a opção de transformá-la em conta corrente.

Optando por esse recurso, o cliente pode passar a usufruir de um pacote de benefícios exclusivos que inclui, por exemplo, cheque especial.

Banco do Brasil

A conta salário do Banco do Brasil também oferece um cartão de débito magnético com primeira via gratuita.

Seus clientes podem realizar até 5 saques, 2 consultas de saldo e 2 de extrato. Além disso, você pode movimentar seu dinheiro pelo aplicativo.

O BB oferece ainda a opção de transformá-la em conta corrente pelo próprio aplicativo.

Fazendo isso, o cliente deixa de ter as restrições da conta salário e pode receber e transferir valores com taxas e prazos diferenciados.

Caixa Econômica Federal

Já a conta salário da Caixa oferece descontos e isenções especiais para quem recebe o pagamento mensal no banco. Tanto para servidores públicos como privados.

O banco disponibiliza um cartão de débito ao cliente com primeira via gratuita.

Aliás, com ele, é possível realizar até 5 saques a cada crédito e até 2 consultas mensais a saldo e/ou extrato nos terminais de autoatendimento.

Santander

A conta salário Santander também permite a realização de 5 saques, 2 consultas de saldo e 2 de extrato por mês.

Assim como nos outros bancos, a primeira via de um cartão de débito Santander também é gratuita.

Bradesco

Optando pela conta salário Bradesco, você terá acesso a 5 saques, consulta de saldo e 2 extratos por mês.

A primeira via do cartão de débito também é isenta. Com ele, você não só poderá fazer pagamentos com a função de débito, como também poderá pagar e/ou agendar o pagamento de contas; fazer recarga de celular e transferir dinheiro para outras contas.

Crédito: Pexels

Dúvidas frequentes

Ok, você já decidiu que a melhor opção para você é optar por uma conta salário. No entanto, as operações do dia a dia ainda podem gerar algumas dúvidas, não é mesmo?

Sabemos que lidar com bancos ainda é algo difícil para muitas pessoas. Por isso, selecionamos algumas das dúvidas mais frequentes para responder para vocês:

Pode deixar dinheiro na conta salário?

Sim, você pode deixar o dinheiro na conta e sacar quando lhe for conveniente. No entanto, diferente da poupança, a conta salário não oferece rendimentos.

Qual o limite da conta salário?

Os limites da conta salário variam de acordo com cada banco. Por isso, é necessário se atentar ao contrato.

Aqui neste post, mais acima, citamos os limites de cada banco para saques, extratos, entre outras operações.

Conta salário recebe depósito e transferência?

Sim, até porque, a portabilidade da conta salário permite que o titular transfira o valor recebido para outra aplicação sem custos.

Essa transferência pode ser realizada inclusive de forma automática e gratuita, para facilitar o processo. A única exigência para isso é que a conta de destino tenha a mesma titularidade da conta de origem.

No entanto,a portabilidade de salário deve ser formalizada para que seja efetivada. Você precisa comunicar formalmente ao banco.

Depois disso, essa transferência passa a ser feita automaticamente sempre que o empregador fizer o pagamento.

Qual a melhor conta corrente?

Cada banco oferece um pacote diferente de serviços para conta corrente. Cabe a você avaliar qual deles oferece a melhor opção para as suas necessidades.

Por exemplo, se você não costuma utilizar tanto o cartão de crédito, não compensa pagar uma taxa alta para isso. Até porque, muitas vezes essas taxas estão atreladas a possíveis benefícios trazidos pelo uso correto e constante do crédito.

Por outro lado, se você costuma viajar e pretende usar pontos do cartão de crédito, planos mais robustos podem te favorecer.

Dessa forma, essa é uma escolha muito pessoal e particular. Se a conta mais básica, voltada apenas para recebimento de salário, não atende às suas necessidades e você precisa partir para a conta corrente, converse com o gerente do banco e avalie as opções disponíveis no mercado.

Conclusão

Certamente, a conta salário é um recurso bastante interessante e democrático. Provavelmente, durante a sua vida, você vai se deparar com ela.

Afinal de contas, diversas empresas utilizam a conta salário como processo básico de facilitação de pagamentos.

Contudo, cabe a você decidir se quer manter uma conta corrente, ou permanecer apenas com a conta salário.

Nesse caso, assim como para tudo na vida, você deve ponderar suas necessidades e condições. Assim, poderá escolher qual o melhor serviço bancário para você.

Se quiser economizar e não pagar nenhuma taxa de administração, pode abrir uma conta digital Grão. Com ela, você tem os mesmos serviços de uma conta corrente e não paga taxas administrativas nem mensalidades.

Por fim, baixe grátis o aplicativo Grão e comece agora a juntar dinheiro! O app é gratuito e está disponível nas principais lojas de aplicativos Google Play ou App Store.

E se você quer melhorar suas finanças, conte com a Grão. Todos os dias trazemos dicas financeiras nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão