Websérie: Aprenda a organizar a sua vida financeira em 7 dias. Acesse aqui

Conta de luz mais barata: bandeira verde valerá até dezembro

#guardar dinheiro por Equipe Grão - 21 de Junho de 2020 - tempo estimado de leitura:

A situação vivida com a pandemia do coronavírus tem mudado drasticamente a vida de muitos brasileiros, e em meio a esta situação estão nossas contas e compromissos financeiros. A boa notícia é que a conta de energia mais barata vai valer até dezembro de 2020.

BAIXE AQUI SUA PLANILHA FINANCEIRA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira verde na conta de luz até 31 de dezembro de 2020. Na prática, isso significa que nenhuma cobrança extra aparecerá na conta até lá, e vamos entender melhor tudo isso neste texto.

O que são bandeiras tarifárias?

É o Sistema que sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O funcionamento é simples: as cores das Bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Com as Bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente. Com a extensão da bandeira verde até o final de 2020, a ideia é não repassar eventuais necessidades de ajustes na tarifa.

O que significa bandeira verde na conta de luz?

A bandeira verde na conta de luz atesta que o cenário de geração de energia elétrica é o melhor possível, e assim não há necessidade de cobrança extra – neste caso, as hidrelétricas, que têm o custo mais baixo de produção, se destacam.

Na bandeira amarela, é como se estivéssemos diante de um alerta na geração, o que requer alguma cobrança extra – pense em um momento de poucas chuvas, por exemplo, quando as hidrelétricas são prejudicadas e outro tipo de geração precisa ser acionado, como as termelétricas.

A bandeira vermelha é a situação em que a geração passa por mais dificuldades, exigindo tarifas maiores. O raciocínio é o mesmo da bandeira amarela, mas mais severo. 

Guia rápido: Como cortar gastos e organizar as contas agora

Por que devo saber a cor da bandeira na minha conta de energia?

Com as Bandeiras Tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a Bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo e diminuir o valor da conta (ou, pelo menos, impedir que ele aumente).

Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

Bandeira verde na conta de luz até dezembro por conta da pandemia

Agora que você entendeu o básico sobre as bandeiras e a cobrança de tarifas, pode ficar tranquilo que sua conta de luz vai permanecer sem mudança de bandeira até dezembro. A Aneel afirmou que se trata de “mais uma medida emergencial para aliviar a conta de luz dos consumidores em um momento de crise e, ainda, auxiliar o setor elétrico”.

Segundo a nota divulgada pela agência, a redução da demanda por energia em meio à pandemia e as condições de geração são favoráveis permitem o auxílio ao consumidor sem prejudicar o sistema elétrico e as empresas a ele associadas.

No futuro, como ficar sabendo se a Aneel vai mudar a bandeira?

A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda.

A partir dessa avaliação, define-se a previsão de geração hidráulica e térmica, além do preço de liquidação da energia no mercado de curto prazo.

Desse modo, para cada nível de geração hidráulica e térmica tem-se uma previsão de custos a serem cobertos pelas Bandeiras. Portanto, as cores das bandeiras tarifárias são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês. 

No final de cada mês, a ANEEL disponibiliza em seu site o valor da bandeira para o mês seguinte, algo que só vai valer novamente a partir de janeiro de 2021. A bandeira vigente deve ser informada também no site de todas as distribuidoras, em até dois dias úteis depois da divulgação pela ANEEL.

A Aneel também tem um vídeo em que explica o que são bandeiras tarifárias, confira:

 

Aproveite o desconto e #boraguardar na Grão!

A equipe da Grão está ao seu lado para sempre explicar o que pode influenciar o seu bolso. Acreditamos na educação financeira e na importância de sempre se manter bem informado(a) para conseguir guardar dinheiro e fazer disso um hábito.

QUERO COMEÇAR A GUARDAR DINHEIRO AGORA!

Todos os dias você vai encontrar dicas, sugestões, artigos, ferramentas e muita informação de qualidade em todos os nossos canais de mídia e redes sociais, então siga-nos no Instagram, Facebook e Youtube.

Aproveite que a conta de luz vai seguir mais barata e guarde dinheiro no seu porquinho digital da Grão. Baixe agora mesmo nosso App e use nossa solução que permite a você juntar dinheiro para seu objetivo e também pagar suas contas em dia. Vem pra Grão!

Comentários:

Vídeos

Como começar a sua reserva de emergência mesmo na pandemia?

Como começar a sua reserva de emergência mesmo na pandemia?

Como devo usar minha reserva de emergência?

Como devo usar minha reserva de emergência?

Comece a poupar com a Grão

Guia rápido: Como cortar gastos e organizar as contas agora
Nova call to action
DESAFIO CONTROLE DE GASTOS