Como investir o seu FGTS?

Como investir o seu FGTS?

É importante ter muita cautela sobre como investir o dinheiro do FGTS, porque é uma grana que pode te fazer muito falta posteriormente.

Aproveitando que o calendário de saque do FGTS acabou de sair do forno e está fresquinho, você já está considerando em realizar o saque, certo? Mas você sabe exatamente o que fazer com o dinheiro?

Continue com a leitura desse post. Ele pode muito bem te ajudar a definir o que fazer com esse dinheiro precioso.

1º STOP – Vai com calma nas compras

comprasFazer compras é prazeroso, reconhecemos isso. Mas já fez compras planejadas? Nossa, você não sabe o que está perdendo!

Brincadeiras a parte, a pior opção é abusar de compras supérfluas e mal planejadas, ainda mais se o dinheiro que você usar for o do FGTS. Esse dinheiro é a reserva para o seu futuro, ou seja, a longo prazo para a compra de um imóvel, para aposentadoria, entre outros. Tenha mais cautela na hora que for usá-lo.

O ideal mesmo é não realizar o saque para consumo sem sentido, use-o para realizar seus sonhos e objetivos. Dê propósito a eles de curto, médio e longo prazo. Faça uma listinha do que você realmente precisa e coloque em uma escala do mais necessário para o menos necessário, e priorize os que receberem mais importância de necessidade, assim você mantém seus estímulos a todo vapor sem cair no desânimo.

Quem deve, paga

investimentoSacou o dinheiro? Então pague suas dívidas pendentes. Não empurre com a barriga uma dívida que pode prejudicar o seu nome no mercado. Renegocie com o credor e ache a melhor forma para realizar o pagamento.

Dívidas pagas, chegou a hora de investir

investimento-1Com as dívidas quitadas, chegou o momento de poupar. Mas nada de poupança no banco porque sabemos muito bem que por lá, seu dinheiro não rende quase nada. Procure por opções que te devolvam o melhor retorno de rendimento do seu dinheiro porque fazendo assim, no futuro você terá uma boa grana guardada e vai pensar: “Eu tomei uma excelente decisão!” DICA: A Diin pode ser uma boa escolha para te ajudar a guardar e a investir seu dinheiro, e ó, rende mais que uma conta poupança comum. Você faz um objetivo no app, transfere o dinheiro para o objetivo e pronto, com esse passo você já começou a realizar o seu primeiro investimento. Mas lembre-se de colocar dinheiro no seu objetivo regularmente, porque assim você terá resultados mais rápido.

Trate o seu objetivo com carinho

objetivoE como que faz isso?

Simples, invista nele!

Direcione em média 20% do seu dinheiro para algum objetivo que você tanto idealiza. Seja um objetivo de curto, médio ou longo prazo, INVISTA NELE. Mas ó, mantenha o foco. O dinheiro do seu objetivo não vai crescer se você não cuidar dele.

E se você não tem familiaridade com investimentos e tampouco tem um perfil de poupador, é preciso ter cuidado e ponderar qual aplicação te trará mais vantagens. Observe a medida do saque anual de distribuição de 100% dos lucros do FGTS que pode superar a inflação e os investimentos mais conservadores, porque segundo a planejadora financeira Myrian Lund, “a partir do momento que tem um reserva que está rendendo mais do que a inflação, deixa o dinheiro quieto, porque, se retirar, vai fazer falta no futuro.”

Cresça intelectualmente

estudosAté aqui você conseguiu se segurar nas compras, começou a investir e poupar, pagou suas dívidas e está conseguindo manter o foco com seu objetivo, MARAVILHA. Por que não investir agora no seu intelecto? É sempre super válido realizar um curso que agregue a sua vida acadêmica, profissional e até mesmo para adquirir conhecimento e habilidade em algo que você sempre quis saber. Se você anda bem disciplinado com as suas responsabilidades financeiras, chegou a hora de aproveitar para aprender.

Depois de ler essas dicas, você percebeu algo nesse assunto? Não?!

O dinheiro do FGTS é uma reserva muito importante e precisa ser o último dinheiro a ser mexido para algo que você queira realizar. A grosso modo, o seu FGTS é um recurso disponível para te ajudar a conquistar objetivos maiores como a compra de uma casa ou um automóvel, mas tudo bem fazer uso para coisas “menores” como os exemplos ditos logo acima.

O ponto que queremos trazer com esse texto é: pense e planeje inteligentemente sobre o uso do seu FGTS antes de usá-lo, fazendo assim você estará muito mais preparado e consciente dos seus gastos.

E aproveitando que o calendário de saque já foi liberado, vamos relembrar das datas?

Calendário de saque do FGTS

calendário_1Lembrando que para as contas poupanças na Caixa, o dinheiro cai automaticamente na conta. E para quem não quiser receber os R$ 500 automaticamente, tem que avisar para não receber o dinheiro.

calendário_2

Se você se encaixa no grupo de pessoas que não tem conta poupança na caixa, você terá que tomar uma atitude proativa, ou seja, pegar o seu cartão do cidadão e senha, ir ao terminal de autoatendimento para sacar o dinheiro. Mas se você não tiver o cartão, você consegue realizar o saque indo até um atendimento pessoal em uma das agências da Caixa Econômica Federal.

É importante ficar por dentro de todas as novidades que for surgindo a respeito do FGTS, afinal é um dinheiro seu por direito. Clique aqui e fique por dentro do assunto.

Agora que você está mais consciente do que fazer com o seu dinheiro, bora poupar e investir, e claro, estamos aqui para te ajudar. No app da Diin, você faz o seu objetivo de uma forma muito simples e começa a investir de uma forma mais simples ainda ou pode também apenas guardar, porque afinal de contas, é sempre muito bem-vindo ter uma reservinha extra rendendo muito bem para o seu futuro.

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão