Como fazer o planejamento financeiro para a compra do carro

Como fazer o planejamento financeiro para a compra do carro

O planejamento financeiro para a compra do carro é fundamental para que o sonho do carro não se transforme em um pesadelo. A compra do carro é uma decisão com um forte componente emocional e, assim, é importante uma boa dose de organização e controles para evitar loucuras.

Já conversamos anteriormente sobre guardar dinheiro para dar entrada e também sobre dicas para juntar dinheiro e comprar o carro, leituras interessantes para quem realmente está disposto a comprar um carro.

Quando pensamos em planejamento financeiro, é importante que ele seja visto de forma abrangente. Se a meta é comprar o carro, você vai precisar entender que essa sua prioridade pode significar ter que deixar para depois outros objetivos e até mesmo reduzir alguns gastos.

{{cta(‘a2ef5f03-aa42-42d7-b604-8c2cf30c159d’,’justifycenter’)}}

Organização: fundamental para compra do carro

 Nos últimos anos, ter ou não um carro se tornou uma questão bastante discutida, principalmente nas grandes cidades do mundo.

A percepção de boa parte das pessoas é de que os custos de manter um carro acabam não fazendo sentido – fica um sentimento de que a conta não fecha.

Muitas pessoas veem o carro como um símbolo da ascensão social, outros são apaixonados, e estes grupos tendem a buscar a realização do sonho de ter um carro. Se você quer o carro, atenção para o dia a dia de suas finanças pessoais.

Anotar os gastos: uma fotografia do que você já gasta

 Não é segredo que muitas pessoas aqui no Brasil ainda não possuem o hábito de fazer o controle financeiro e acabam recorrendo à chamada contabilidade mental.

Quem ainda utiliza a memória para fazer os registros corre o sério risco de se surpreender – não só com os gastos que já possui, mas principalmente com os gastos que passarão a existir com a compra do carro.

A dica simples é: registre, anote tudo de forma organizada.

Os gastos que vão chegar com o carro

Os cuidados e despesas que teremos com o carro fazem com que ele seja considerado quase como um membro da família. Um filho. Exagero? Nem um pouco.

Além da despesa financeira necessária para comprar o carro, também existe uma série de outros gastos que precisam ser considerados. Podemos destacar alguns gastos importantes como:

1. Combustível

Esse é um ponto sensível. Sem combustível, o carro não anda e dependendo da utilização do carro, o gasto pode ser alto. No Brasil, o custo dos combustíveis acompanha o cenário internacional, que nos últimos anos tem apresentado certa volatilidade.

2. Seguro

Certamente, você precisou guardar um bom dinheiro para comprar o carro. O seguro vai garantir e proteger seu bem. Fique atento quanto as coberturas contratadas no momento de fechar o seguro.

3. Impostos e taxas

Os conhecidos impostos as taxas de manutenção também precisam ser muito bem contabilizados e estimados. IPVA, Licenciamento, seguro obrigatório podem pesar no orçamento. Atenção!

4. Revisão

Manter o carro sempre com as revisões em dia é importante para sua segurança. Considerando os carros novos, a garantia de fábrica costuma depender de realizar as revisões em dia nas concessionárias autorizadas.

5. Manutenção

Não existe mágica, as manutenções são sempre necessárias e acontecem de tempos em tempos. Você vai precisar trocar pneus, o óleo do motor, ficar de olho no ar condicionado e por aí vai. Tudo isso custa dinheiro.

6. Limpeza

Falamos que o carro é praticamente um membro novo da família, certo? Por isso, você vai precisar cuidar dele com todo zelo. Mantê-lo limpo é o mínimo que você deve fazer.

7. Estacionamento

O custo com estacionamentos é um dos mais representativos. Em cidades grandes como São Paulo, uma diária pode chegar a R$ 50,00 ou mais. Seu bolso precisa estar preparado se você vai usar o carro todos os dias.

8. Pedágios

Por aqui, nossas estradas sem pedágio deixam a desejar. Para viajar com mais segurança e conforto, só mesmo usando as rodovias pedagiadas, e ai é bom preparar o orçamento. Não raro, o gasto mensal pode passar de R$ 200,00.

9. Depreciação

Esse é um ponto que pouca gente leva em consideração quando decide comprar um carro. A depreciação é a perda de valor anual do veículo. Você precisa saber que, na média, um carro perde 10% de seu valor por ano no preço de revenda.

Aproveite: Na Grão seu dinheiro rende mais! Clique e abra sua conta grátis (agora)

Você precisa escolher bem o carro que pretende comprar

Agora que você já em uma certa noção dos gastos que vai precisar encarar quando comprar o carro, talvez seja importante dar um passo atrás e repensar qual carro faz mais sentido para o seu atual cenário.

Em um artigo no site Dinheirama, o especialista Leandro Mattera escreveu sobre o “maior erro” cometido na hora de comprar um carro (Clique e leia o artigo completo). Acompanhe:

“O maior erro que alguém pode cometer na hora da aquisição é basear-se apenas no preço de compra como critério preponderante para selecionar o carro. Evite, a todo custo, pensar desta forma: ‘Tenho tantos mil reais; e agora, qual carro compro?’.

 Primeiramente, entenda quais são suas necessidades e compare carros do segmento tendo por base a qualidade e segurança oferecidas. Em seguida, defina o limite de quanto pode gastar na compra e procure as melhores alternativas para o seu perfil.”

Planejamento financeiro: como fazer

Atualmente, existem muitas opções para realizar o planejamento financeiro. A ideia básica do planejamento passa por duas questões principais: registrar e projetar.

O registro é importante, pois apresenta a fotografia de momento da sua vida financeira e a necessidade de ajustes para não gastar mais do que ganha; as projeções vão lhe ajudar a entender os gastos que virão e como se preparar para eles.

Algumas pessoas trabalham muito bem utilizando as conhecidas planilhas financeiras para fazer o planejamento, outros se dão melhor com a facilidade dos apps. É fundamental utilizar a ferramenta de sua preferência, pois na prática não existe escolha certa e errada, mas a necessidade de fazer sempre o planejamento.

A Grão está com você na compra do seu carro

Torcemos para que este texto tenha trazido várias reflexões importantes antes não consideradas.

Nós, da Grão, entendemos que você merece realizar seus sonhos! Por conta disso, estamos ao seu lado apresentando as melhores dicas e informações para que você possa comprar o carro sem que isso se transforme um problema financeiro futuro.

Comece a guardar dinheiro agora mesmo em sua conta Grão, que além de ser um dos produtos financeiros mais seguros também oferece rentabilidade de até 106% da caderneta de poupança.

Aproveite!

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão