Quais gastos com carro considerar antes de comprar o seu?

Quais gastos com carro considerar antes de comprar o seu?

Realmente eu preciso ter um carro? Quais os benefícios? Quanto de dinheiro eu vou precisar para comprar um? Entre outras dúvidas que você pode ter durante essa decisão de compra.

Vamos fazer essa análise juntos!

Fazendo um apanhado dos motivos que levam as pessoas a querer comprar um carro, e não é muito surpreende perceber que a maioria dessas pessoas querem um carro apenas por questões emocionais, ou seja, desejo e a busca por status. Como sempre, tomados por essas emoções, acabamos deixando de lado o que realmente importa ser levado em maior consideração: a necessidade.

Em decisões como essa, a necessidade é importante ser colocada a frente de tudo pois nos ajuda a pensar de maneira mais racional, nos ajudando a evitar gastos desnecessários, por exemplo. E é a partir desse ponto que vamos puxar o primeiro tópico dessa análise.

Atenção às necessidades

Com esse foco de atenção você passa a ver nos objetos a real atribuição de cada um referente às suas necessidades, fazendo isso o consumo consciente será o regente número 1º de toda sua rotina. E com a decisão da compra de um carro, não será diferente.

Mantendo essa linha de raciocínio para a compra do carro, vamos induzir algumas considerações:

  • Quais necessidades serão atendidas e não atendidas se tiver um carro?
  • Será usado com frequência? Outras pessoas irão usar? Onde será usado?
  • Qual modelo do carro pode atender melhor às necessidades?
  • Qual o preço médio na tabela Fipe?
  • A marca de escolha tem boa reputação de durabilidade?
  • Quanto tempo de manutenção?
  • Qual seguradora?

Entre essas e outras considerações, saiba que isso permitirá que você fique mais tempo com o veículo, o que também é interessante financeiramente.

Parte financeira

Tendo dado atenção especial às suas necessidades, a parte financeira pode ficar um pouco mais fácil e agora o seu orçamento que pede total da sua atenção.

Qual é o seu limite de compra? Quanto vai poder financiar no preço de compra?

Tanto para a compra de um carro novo, semi-novo ou totalmente usado, essas perguntas são um excelente norte de direção de influência positiva no poder da sua decisão de compra. Frente a isso, dicas muito boas também são: para definir um teto desse gasto, lembre-se de considerar uma margem de segurança para despesas adicionais como por exemplo para o emplacamento se for um carro novo ou custos de transferência e reparo em alguns danos que o carro usado pode ter.

E a segunda dica é: pesquise! Não economize no tempo na hora que for começar suas pesquisa por preços. Essa pesquisa pode te dar uma noção do quanto aquele determinado veículo pode impactar no seu orçamento, principalmente considerando as despesas efetivas mensais e anuais.

Financiamento

Para não cair no desespero da compra à vista, com a ajuda de bancos privados e públicos, existem os financiamentos para aliviar nessa questão e eles são viáveis por meio de três modalidades: CDC – Crédito Direto ao Consumidor, Leasing e Consórcio.

CDC – Crédito Direto ao Consumidor

É um empréstimo na qual o comprador tem a posse do carro mas não pode ser negociado até que todas as prestações sejam pagas. A pessoa faz contato diretamente com o banco, sem a necessidade de intermediações com a concessionária. As taxas de juros são fixadas no início do contrato e não sofrem alterações durante o pagamento das parcelas.

Leasing

É um tipo de serviço prestado pelo banco, e esse consiste em fazer um tipo de aluguel do carro ao consumidor e o processo de contato é basicamente igual ao do CDC.

Consórcio

O consórcio já é um meio realizado por uma administradora de consórcio que reúne um grupo de compradores. Nesse grupo os compradores realizam o pagamento das parcelas mas só recebe o veículo quem for sorteado. Além do sorteio, há a possibilidade de o consorciado oferecer um lance, que é um adiantamento de parcelas a vencer. Nesse caso, o consorciado que ofereceu o maior valor será o vencedor do lance Diferente do CDC e do Leasing, as prestações sofrem com alterações durante o pagamento de acordo com a variação de valor do automóvel que será adquirido.

Enxergando os tipos de financiamentos que existem, qual se encaixa mais a sua necessidade?

Custo ambiental

E em custo ambiental, você já parou para pensar a respeito?

Sabemos que os automóveis são grandes responsáveis pela emissão de gases que consequentemente agrega ao efeito estufa causando o efeito dominó sobre o aquecimento global e a qualidade de vida do planeta em si.

Mas já que você realmente considera a idealização da compra de um carro, opte por marcas que estejam cientes desse quadro ambiental e que em seus automóveis tentam minimizar o máximo possível desse impacto ambiental.

Outra forma também de reduzir esse impacto é fazendo do seu carro uma ferramenta compartilhada. No Brasil já atingimos a marca de 210,1 milhões de habitantes em 2019, agora imagina se cada uma pessoa desse número resolvesse ter um carro? E sabemos que em famílias existem mais de um carro na garagem. Então se você quer um carro, pense socialmente, divida.

Grandes empresas já têm trabalhado e colocado esse plano de coletivo no mercado, grandes exemplos delas são a BlaBlaCar, Uber, Waze, WiiMove e entre outros.

Pensar no ambiental e socialmente pode te trazer grandes benefícios ao bolso, entra no site Consumo Consciente e saiba mais sobre as empresas que tem pensado mais sustentavelmente!

Comprar um carro é uma grande decisão a ser tomada porque afinal de contas é principalmente o seu dinheiro que está em questão. Planeje o dinheiro que você queira gastar com um automóvel, faça uma reserva referente a margem de segurança exclusiva para o seu carro porque como todo objeto, ele vai precisar de reparos.

O app Diin pode lindamente te ajudar nesse processo do início ao fim. Por exemplo, fazendo um objetivo você pode juntar uma boa quantia para dar entrada no financiamento ou até mesmo começar a tal da reserva para a margem de segurança.

Com o organizador você pode antecipadamente começar a ter uma noção de quanto você terá disponível do seu orçamento para realizar a compra do tão desejado carro.

Com o apenas guardar você garante ao seu dinheiro um rendimento bem maior e passa a contar com a possibilidade de ter uma boa quantia e separar essa grana para outros fins e com as dicas de educação financeira você passa a receber apoio com o seu planejamento da sua grande compra automobilística.

Daqui estamos prontos para te ajudar a conquistar o seu carro de acordo com as suas necessidades! Bora lá?

Foto de chuttersnap em Unsplash

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão