cashback - Grão

Cashback: o que é e como ganhar dinheiro com ele

Muitas contas digitais, aplicativos de lojas e cartões de crédito contam hoje com cashback. Mas você sabe o que é isso e como funciona?

O que é cashback?

De fato, o significado dessa palavra em português é: dinheiro de volta. Ou seja, ao fazer uma compra, uma parte do valor retorna para você.

Desse modo, esse é um método de compras online utilizado para fidelizar clientes. É um estímulo para que eles utilizem o método de pagamento para fazer determinadas compras.

Afinal, se você sabe que vai receber uma parte do dinheiro de volta, provavelmente não vai deixar essa oportunidade passar, não é mesmo?

Então vamos conhecer um pouco mais sobre como isso funciona.

Como funciona o cashback?

A saber, esse é um método muito utilizado nos Estados Unidos e agora tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil.

Conforme dissemos, ele funciona como um programa de fidelidade. Por exemplo, o usuário se cadastra no serviço, via aplicativo, e faz compras em sites parceiros.

Na prática, a empresa de cashback recebe uma comissão ao redirecionar o usuário a um site parceiro. Igual acontece com anúncios pagos na internet.

Assim, a empresa de cashback consegue um comprador para o e-commerce. Em troca, a loja paga por isso. Por fim, o usuário recebe um dinheiro de volta.

Mas vale ressaltar que é importante se atentar às regras de cashback de cada aplicativo. Já que não são todas as compras que têm direito ao dinheiro de volta e as porcentagens variam.

cashback - Grão
Crédito: Pexels

De olho nas regras

Para que você tenha o dinheiro de volta, não se esqueça de seguir corretamente as regras do clube de fidelidade.

Um exemplo é que você precisa fazer a compra via aplicativo ou cartão de crédito de cashback. 

Caso você faça diretamente no site e-commerce, não terá direito a reaver o dinheiro.

Seguindo os passos corretamente, depois de acumular algum valor em compras, uma parte do dinheiro volta para você. Geralmente, de 2% a 5% do valor da compra. 

A porcentagem também varia de ferramenta para ferramenta. Assim como o método de retorno do dinheiro.

Normalmente, o valor é depositado na conta-corrente do comprador. Ou então se torna um crédito para usar na mesma loja ou em outras lojas parceiras.

Em alguns casos, o dinheiro volta diretamente para a conta digital do aplicativo em questão. 

O saldo é cumulativo e tem um prazo para se atingir um valor mínimo de resgate. Ao atingi-lo, as transações podem ser realizadas de forma gratuita para o consumidor.

Na maioria dos casos, os depósitos de devolução de dinheiro são feitos uma vez ao mês.

Qual a vantagem do cashback?

Caso você realize muitas compras de um segmento específico, como o de tecnologia, ou utilize sempre um determinado site de e-commerce, o cashback pode ser vantajoso.

Algumas dessas lojas oferecem uma vasta gama de produtos e atendem a diferentes necessidades. Por isso, você consegue achar tudo o que precisa e gasta menos ao utilizar o cashback.

Alguns produtos mais caros, como celulares, notebooks e eletrodomésticos, oferecem um bom cashback. 

A economia pode ser significativa e você pode até mesmo utilizar esse dinheiro para comprar outros produtos que precisa.

Cashback vale apenas para compras?

O cashback começou atendendo a lojas e é bastante popular na Amazon, na Microsoft e outras grandes redes.

No entanto, hoje em dia, esse sistema de recompensa já atende a outros tipos de serviços.

Algumas contas digitais, por exemplo, oferecem cashback no pagamento de boletos e na realização de recargas de celulares.

Esse é um bom método de economizar. Afinal, você precisa utilizar esses serviços constantemente, não é mesmo? 

E, no cashback, a regularidade é essencial para ter bons retornos. Quanto mais você utilizar os serviços que oferecem recompensa, mais você acumula.

cashback - Grão
Crédito: Pexels

Cashback Grão

A conta digital Grão oferece 1% de cashback aos seus clientes na hora de pagar contas, boletos e fazer recargas no celular.

Esse dinheiro vai diretamente para a sua conta Guardar no aplicativo. Assim, seu dinheiro rende ainda mais. 

Afinal, um dos focos da Grão, além de facilitar o seu dia a dia por meio dos serviços digitais, é ajudar você a economizar.

O aplicativo dá dicas para juntar dinheiro e possui lembretes para você não esquecer de guardar. Com o cashback, vai ficar ainda mais fácil, verdade?

Como abrir a conta digital Grão?

Abrir uma conta digital Grão é muito simples. Basta baixar o aplicativo no seu Android ou iOS e seguir o passo a passo.

Você precisará preencher um questionário simples e rápido com alguns dados pessoais. Depois, precisará enviar uma foto dos seus documentos (RG, CPF e/ou carteira de motorista).

Então, é só aguardar! A aprovação da conta é feita em poucos instantes e você já poderá começar a usá-la.

Como pagar contas

Para pagar contas na sua conta Grão e receber o cashback, é só clicar no menu do canto superior esquerdo da tela. 

Clique em “pagamentos e recargas” e depois em “pagar boleto”. Você poderá fazer isso escaneando o código de barras da conta ou então digitando o número do boleto.

Após clicar em “pagar”, o dinheiro é automaticamente debitado da sua conta Grão. E você já entra para o sistema de cashback,

Como fazer recargas

Para fazer recargas, é só seguir o mesmo passo a passo do pagamento de contas. Clicar no menu do canto superior esquerdo e então em “pagamentos e recargas”.

Escolha a opção recargas, preencha os campos com o número do seu celular e a quantia desejada para a recarga. Você também terá direito ao cashback de 1% do valor recarregado.

FAQ cashback

Para finalizar este artigo, responderemos algumas das principais dúvidas das pessoas sobre cashback. Vamos lá:

Cashback é confiável?

Sim, o cashback é confiável. No entanto, vale lembrar que qualquer operação via internet exige alguns cuidados.

Certifique-se de que o aplicativo de cashback ao qual você está se cadastrando é confiável. Geralmente, aqueles que atendem grandes marcas de e-commerce são mais seguros.

Além disso, não se esqueça de ler atentamente às regras. Muitas pessoas não fazem isso e depois acabam se sentindo enganadas pela empresa.

Cashback é pirâmide?

Não, o cashback não é pirâmide. O que configura um sistema de pirâmide financeira é ganhar dinheiro em cima da filiação de mais pessoas ao esquema.

No caso das pirâmides, uma parte do dinheiro pago pelas pessoas da base da pirâmide vai para as do topo. Assim, quanto mais alto você estiver nessa pirâmide, mais recebe.

O cashback, como dissemos acima, é pago pela empresa de vendas em troca do maior fluxo de clientes proporcionado pela marca que garante o cashback.

Cashback é desconto?

Não, o cashback não dá desconto na compra. Você pagará o valor cheio do produto, no entanto, receberá parte deste valor de volta.

É importante saber que esse valor pode voltar com algumas limitações. Por exemplo, você pode ter um valor mínimo para conseguir sacar o dinheiro. Ou então ter regras para o uso desse cashback, podendo utilizá-lo apenas na loja em que efetuou a compra.

cashback - Grão
Crédito: Pexels

Conclusão

Aqui no blog da Grão, estamos sempre falando sobre como a tecnologia facilitou a nossa relação com o dinheiro. O método de cashback é mais uma prova disso.

Saber utilizar esse recurso com sabedoria e controle vai te ajudar a economizar nas suas compras e pagamentos.

Além disso, centralizar seus pagamentos e compras em um aplicativo pode tornar o controle financeiro mais fácil.

Agora que você já sabe como o cashback funciona e quais são as suas vantagens, boas compras!

E se você quer melhorar suas finanças, conte com a Grão. Todos os dias trazemos dicas financeiras nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Por fim, baixe grátis o aplicativo Grão e comece agora a juntar dinheiro! O app é gratuito e está disponível nas principais lojas de aplicativos Google Play ou App Store.

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão