Cartão Virtual - Grão

Cartão Virtual e Cartão Físico: Quais as Diferenças?

Você sabe o que é um cartão virtual e qual a diferença dele para o cartão físico? Nós te explicamos.

A invenção do cartão de crédito mudou completamente a nossa forma de lidar com o dinheiro. E agora, o lançamento do cartão virtual causou uma nova revolução.

Com o surgimento das fintechs, vemos cada vez mais a tecnologia dominar o universo das finanças.

Os aplicativos facilitam transações e auxiliam no controle com a centralização de informações.

Além de promoverem, muitas vezes, uma democratização do acesso a serviços financeiros. Já que os grandes bancos possuem muito mais exigências para aceitarem clientes.

Por isso, quando bem utilizadas, as contas digitais são verdadeiras aliadas do dia a dia. E muitas já possuem os ideais da educação financeira. Como é o caso da Grão.

Mas o que significa cartão virtual? Como funciona? Onde posso usá-lo? Vamos responder essas e algumas outras perguntas ao longo deste texto.

O que é cartão virtual?

O cartão virtual é um método de pagamento digital. Ou seja, ele serve para fazer compras online. De fato, esse foi propósito que o criou.

Mas como funciona? Bom, geralmente ele está atrelado a um cartão físico. Sendo assim, ele é apenas uma versão diferente para usar nas compras pela internet.

Cartão Virtual - Grão
Crédito: Pexels

Inclusive, as cobranças das compras feitas via cartão digital chegam na mesma fatura do cartão físico. E o limite também é o mesmo.

No caso da função débito, o valor é debitado diretamente da sua conta e a regra para o limite é a mesma.

O fator interessante que diferencia os dois cartões é que o modelo digital possui um método rotativo de dados.

Como assim? Calma, eu te explico. Isso quer dizer que os dados do cartão podem mudar a cada compra.

Após fazer a compra, o dono pode mudar os dados do cartão. Ou então apenas perdem a validade depois do tempo de expiração. 

Isso dificulta possíveis clonagens e outros tipos de golpes comuns em compras online. Incrível, não é mesmo?

Além disso, ao contrário do cartão físico, todo cartão virtual serve tanto para compras em sites nacionais, como do exterior.

Sendo assim, é uma ótima ferramenta para quem deseja comprar produtos importados.

Cartão virtual é seguro? 

Muita gente tem medo de usar produtos financeiros digitais. E com o cartão digital, isso não seria diferente.

É normal que isso aconteça. Afinal, passamos muito tempo indo a uma agência e resolvendo questões sobre o nosso dinheiro com gerentes de bancos.

No entanto, hoje a burocracia sobre os serviços financeiros praticamente acabou. E isso não é sinônimo de menos segurança.

Existem diversos programas de inteligência utilizados em aplicativos que garantem a segurança dos usuários.

Além disso, como dissemos acima, a versão digital foi criada justamente para gerar mais segurança aos usuários.

Por conta dos dados rotativos, ele acaba sendo mais seguro contra fraudes. E no caso de roubo ou perda do cartão físico, ele também é uma boa alternativa.

Nesses casos, você pode solicitar o bloqueio do cartão físico e continuar usando a versão virtual para compras e pagamentos.

Desta forma: sim, o cartão virtual é seguro. Apenas certifique-se de tomar os cuidados gerais recomendados, ok? Nunca passe senhas, tanto de cartões, quanto de aplicativos. 

Todo cartão virtual tem dados rotativos?

Embora os dados rotativos sejam uma das funcionalidades mais recorrentes, ela não está disponível em todos os cartões virtuais.

Por isso, se essa é uma premissa básica para você, verifique se a instituição financeira da qual você quer contratar o serviço tem essa funcionalidade na versão digital do seu cartão.

Mas qual a vantagem de um cartão virtual sem os dados rotativos? 

Bom, a funcionalidade é que você pode consultar os dados do cartão via aplicativo e fazer compras mesmo sem a versão física em mãos.

Além disso, em caso de roubo ou perda, você consegue solicitar uma nova versão digital e começar a utilizá-la antes mesmo da chegada do novo cartão físico.

Como fazer um cartão virtual?

Para ter um cartão virtual, primeiro você precisa ter uma conta e pedir um cartão. Na Grão, é super fácil fazer isso.

Para abrir a sua conta Grão, você só precisa de um documento com foto que contenha o número de CPF. Pode ser o seu RG ou CNH, por exemplo. 

Então, é só baixar o aplicativo no seu Android ou iOS, clicar em “conta” no menu e completar seu cadastro. Lembrando que você precisa ser maior de idade para abrir a conta digital, ok?

Cartão Virtual - Grão
Crédito: Pexels

Após aprovarem o seu cadastro, o que acontece bem rápido, o seu cartão físico será enviado para você em até 9 dias.

Depois, é só habilitar o cartão pelo App. E para visualizar os dados do cartão virtual é só entrar no seu saldo total e pressionar no atalho “Detalhes cartão”.

Prontinho! Agora você pode usar os dados do seu cartão virtual Grão para fazer compras online de forma segura.

Lembrando que a solicitação do cartão de débito Grão é gratuita e não você pagará anuidade. Nem mesmo mensalidade ou taxa de manutenção.

Como usar o cartão virtual?

Você já tem a sua conta digital mas não sabe como fazer compras com cartão virtual? É bastante fácil.

O primeiro passo é ativar o cartão virtual pelo aplicativo. Então, o banco irá gerar um “cartão” com novo número, data de validade e CVV, o código de segurança.

Esses são os dados pedidos por qualquer site na hora de realizar compras online. Basta digitá-los exatamente como aparece no aplicativo.

A compra será realizada e faturada na sua conta, descontando o limite no banco. Ou, será anexada à sua fatura de cartão de crédito, se essa for a modalidade de compra utilizada.

Esses dados do cartão virtual têm um tempo de duração, a depender da instituição financeira. Portanto, depois de um tempo, você vai precisar gerar novos números.

Além disso, se desejar, é possível pedir para apagar os dados imediatamente após a compra. 

Isso não cancela a sua compra já feita, mas garante que aqueles dados se tornem inválidos para próximas compras imediatamente.

Onde aceita cartão virtual?

Qualquer compra online e instantânea que aceite cartão de crédito ou débito como forma de pagamento, aceita o cartão virtual.

Como dissemos, ele é apenas uma versão digital do seu cartão físico. Portanto, pode ser utilizado sempre que esse tipo de compra por cartão for autorizada e que não exigir a versão física (como acontece no caso das maquininhas).

No entanto, não é recomendado que você utilize o cartão digital, caso ele tenha número rotativo, para compra de serviços de assinatura.

Isso porque alguns cadastros com pagamento recorrente (Netflix, Spotify, etc) associam o cartão ao número usado na hora do registro. 

Dessa forma, caso os dados sofram alteração, a compra pode não ser finalizada. O que te trará problemas todos os meses, não é mesmo?

Além disso, o cartão virtual também não é recomendado em compras que exigem uma posterior apresentação do mesmo para leitura de tarja ou identificação. Esse é um caso na compra de ingressos, por exemplo.

Para esses tipos de serviços, utilize os dados do cartão físico. Assim você evita dores de cabeça.

Posso usar o cartão virtual em compras em lojas físicas?

O cartão virtual não é o ideal para compras em loja física. A não ser que a loja utilize uma plataforma online de vendas.

É o caso de alguns restaurantes fast-food que possibilitam o pagamento via aplicativo no próprio estabelecimento.

Cartão Virtual - Grão
Crédito: Pexels

Além disso, algumas lojas já oferecem pagamentos via QR Code. Nesses casos, é possível realizar pagamento por aplicativo do celular.

Mas, como, no geral, as lojas utilizam maquininhas de leitura de chip ou por aproximação, a única opção é o cartão físico.

Qual mercado aceita cartão virtual?

Qualquer mercado aceita cartão virtual como pagamento. Contanto que você faça a compra pelo site ou por aplicativo, que pode ser da própria rede ou um geral de entregas.

Conclusão

O cartão virtual é mais uma funcionalidade que chegou para facilitar a nossa vida. Ele pode ser uma ótima opção para quem costuma fazer compras online.

E também garante segurança ao ser uma alternativa caso você perca o seu cartão físico. Assim você pode continuar comprando itens essenciais online enquanto a nova versão física não chega.

Ao mesmo tempo, é muito simples ter um cartão virtual. Afinal de contas, você não precisa criar uma conta nova e nem terá uma fatura adicional para pagar.

Como tudo é integrado com a sua conta e o seu cartão físico, fica muito mais fácil gerenciá-lo.

O importante é saber utilizá-lo de forma responsável. Se atente ao limite e nada de gastar mais do que pode, ok? Não se esqueça das nossas dicas de organização financeira.

Gostou das dicas? Esperamos que sim!

E se você quer melhorar suas finanças, conte com a Grão. Todos os dias trazemos dicas financeiras nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Por fim, baixe grátis o aplicativo Grão e comece agora a juntar dinheiro! O app é gratuito e está disponível nas principais lojas de aplicativos Google Play ou App Store.

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão