Websérie: Aprenda a organizar a sua vida financeira em 7 dias. Acesse aqui

Boletim Coronavírus: Auxílio emergencial e a poupança digital

#seuporquinhoseguro por Equipe Grão - 10 de Abril de 2020 - tempo estimado de leitura:

Conforme explicamos em um texto especial sobre o auxílio emergencial de R$ 600,00 que começa a ser pago agora como forma de completar a renda neste momento de pandemia, você precisa prestar atenção às regras e detalhes do programa.

Em resumo, o cadastro pode ser feito de três formas:

  • Pela internet, no site caixa.gov.br;
  • Pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, disponível para celulares e tablets do sistemas Android e iOS;
  • Através de lotéricas e agências da Caixa para quem não tem acesso à internet. Por causa da pandemia de coronavírus, as agências da Caixa estão funcionando com horário reduzido, das 10h às 14h.

Uma coisa legal é que os aplicativos podem ser baixados de graça mesmo que você não tenha crédito no celular – isso é possível por conta de uma parceria entre o governo e as operadoras de celular.

QUERO COMEÇAR A GUARDAR DINHEIRO AGORA!

Para os sem conta em banco, poupança digital da Caixa

A principal novidade que tem chamado atenção de muitos brasileiros é a poupança digital da Caixa Econômica Federal, que será aberta de forma gratuita a cerca de 30 milhões de pessoas que ainda não movimentam seu dinheiro através de bancos (são os “desbancarizados”).

Na primeira fase do programa, em vigor agora, você não vai conseguir sacar o dinheiro da poupança digital gratuita oferecida pela Caixa. O dinheiro lá só poderá ser movimentado através de transferências (TED ou DOC) e usados para pagamento de contas direto pelo celular.

Os brasileiros sem conta em banco terão de autorizar a abertura de uma conta poupança digital na hora de cadastrar o benefício no site ou no aplicativo. O processo é automático e dispensa a apresentação física de documentos.

A inclusão de 30 milhões de pessoas “quase de uma vez” no sistema financeiro é uma novidade sem precedentes, e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona este tipo de ferramenta e se serão capazes de se adaptar a ela. Calma, vamos conversar um pouco mais sobre isso hoje.

Leia também: Reserva de emergência: como criar a sua agora e sempre

O que é uma conta/poupança digital?

Basicamente, é o banco dentro do seu celular. Você pode movimentar seu saldo na conta corrente através do aplicativo, transferindo o valor ou pagando contas sem precisar ir até uma agência ou correspondente bancário.

Para muita gente, isso parece estranho e soa impossível, mas repare que praticamente toda conta ou boleto tem um código de barras, uma área cheia de colunas pretas geralmente na parte de baixo. Quando você escolhe a opção de “Pagamento” no aplicativo, a câmera do seu celular pode ser apontada para esse código e as informações da conta aparecerão na tela para pagamento.

Além disso, você pode transferir o saldo (ou parte) sem custos para outra conta de sua preferência, para isso usando a modalidade de TED – Transferência Eletrônica Disponível. Dentro do aplicativo da poupança digital da Caixa você escolhe a opção “Transferência” e ai digita os dados bancários de destino (para onde quer mandar o dinheiro).

Atenção para o que a poupança digital da Caixa vai oferecer neste momento:

  • Isenção de tarifas de manutenção;
  • Até três TEDs por mês para outros bancos sem custo nos próximos 90 dias;
  • Transferências ilimitadas para outras contas da Caixa Econômica, mesmo no nome de terceiros;
  • Acesso e movimentação apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas e de boletos bancários.

Atenção para o fato de que não haverá cartão físico para movimentar a conta, portanto não existe a opção de saque em caixa eletrônico por enquanto para quem optar pela conta/poupança digital da Caixa na hora de receber o auxílio emergencial. O saque está programado para outra fase e depende de um calendário ainda a ser divulgado.

Se você tiver alguma dúvida sobre como o auxílio emergencial vai ser pago e o que você pode fazer para usar o dinheiro, telefone para 111 direto do seu celular e explicações detalhadas serão oferecidas. Ah, as ligações podem ser feitas pelo celular de forma gratuita, graças ao acordo entre o governo e empresas de telefonia.

Leia também: Preciso de muito dinheiro para me tornar um investidor?

Por que é importante entender sobre conta/poupança digital?

Aqui na Grão, nós criamos e oferecemos um porquinho digital que funciona também como uma conta digital, mas que remunera todo o seu saldo com até 106% da poupança tradicional. Ou seja, seu dinheiro pode ser usado para pagar contas e fazer recarga, mas também para alcançar um de seus objetivos.

Se você já tem conta em outro banco ou se vai receber o auxílio através da conta/poupança digital da Caixa, saiba que pode contar com a Grão para ser o seu porquinho digital depois que receber e economizar alguma coisa.

Funciona assim:

  • Primeiro você recebe no seu banco ou através da conta/poupança digital da Caixa;
  • Então você abre gratuitamente uma conta aqui na Grão, direto de dentro do nosso App Grão que você pode baixar no seu celular (a abertura de conta é bem rápida);
  • De dentro do seu banco ou da conta/poupança digital da Caixa, você escolhe a opção de transferência e preenche com os dados da conta Grão que você vai ver dentro do nosso App. Pronto, seu dinheiro aparecerá no seu porquinho digital em até um dia útil e já vai começar a render mais que a poupança.

Conte com a Grão!

A equipe da Grão está ao seu lado em todos os momentos. Durante a pandemia, seguimos criando conteúdos exclusivos para ajudar você a guardar um pouco do seu dinheiro e criar um novo hábito.

QUERO COMEÇAR A GUARDAR DINHEIRO AGORA!

Todos os dias você vai encontrar dicas, sugestões, artigos e muita informação de qualidade em todos os nossos canais de mídia e redes sociais.

Se precisar de alguma ajuda para entender como abrir conta na Grão e começar a guardar, mande uma mensagem para nós no e-mail meajuda@grao.com.br e vamos ficar felizes em orientá-lo(a).

Crédito da foto: PMRJ via Fotos Publicas

Comentários:

Vídeos

Nosso Porquinho Digital está em Casa Protegendo seu Patrimônio, e Você?

Nosso Porquinho Digital está em Casa Protegendo seu Patrimônio, e Você?

Porque o Coronavírus Não Afeta o Seu Porquinho Digital

Porque o Coronavírus Não Afeta o Seu Porquinho Digital

Comece a poupar com a Grão

Guia rápido: Como cortar gastos e organizar as contas agora
Nova call to action
Nova call to action