5 dicas fáceis para economizar em casa antes de investir

5 dicas fáceis para economizar em casa antes de investir

O primeiro passo para começar a investir é conseguir poupar o dinheiro destinado ao investimentos todos os meses. Mas isso só é possível se você souber para onde o seu salário está indo mensalmente e começar a economizar.

Você já pensou direito nas contas que tem em casa ou nos boletos que paga? É a partir deles que você vai encontrar maneiras de economizar dinheiro e conseguir investir o que sobra todos os meses, seja para o futuro ou para alcançar os seus objetivos financeiros.

Vamos explicar, abaixo, como você pode fazer isso sem sair de casa. E, ainda, guardar o suficiente para criar uma reserva de emergência ou, quem sabe, até comprar a casa própria! Vamos lá?

Reveja o seu plano de telefone, TV e internet

Toda casa tem, no mínimo, um plano de celular e de internet – e é possível economizar muito com esses serviços. Por isso, compare diferentes planos de telefonia, televisão à cabo e internet banda larga para saber qual melhor se adequa ao que você precisa e pode pagar.

Compare com atenção os planos da Vivo, Claro, Tim, Oi e NET para saber qual deles melhor se encaixa no seu perfil e no seu bolso. E fique atento para cobranças extras ou descontos que você possa conseguir todos os meses! É comum algumas operadoras abaterem um valor da conta se ela for paga via boleto bancário ou débito automático.

Tire eletrodomésticos e eletroeletrônicos da tomada

Aparelhos que ficam em stand by (como a televisão e o microondas) consomem energia mesmo quando não estão em uso. Portanto, se você quer economizar um pouco mais na conta de luz, tire esses aparelhos da tomada quando não estão sendo utilizados. A redução no valor da conta pode não ser drástica, mas cada centavo faz a diferença.

Verifique se a casa tem vazamentos

Vazamentos são a principal causa de uma conta de água anormalmente alta. Ou seja, se o valor que você paga todos os meses aumentou de repente, provavelmente é por causa de um vazamento local.

Faça uma vistoria no imóvel para garantir que a água (e o seu dinheiro) não estão sendo desperdiçados. E, caso o vazamento exista, conserte o mais rápido possível. Vale a pena também transformar essa checagem em um hábito, para não ser pego de surpresa.

Faça uma lista antes de ir ao mercado

Uma forma de gastar dinheiro sem pensar é ir ao supermercado despreparado ou com fome. Nos dois casos, as chances de você comprar alimentos a mais ou guloseimas que não precisa são grandes, e isso encarece a compra.

Faça uma lista com o que você realmente precisa e vai consumir naquela semana ou mês, seja fiel ao que escreveu e pesquise preços. Nem sempre o mercado mais próximo é o mais barato ou o que vale a mais a pena fazer as suas compras.

Livre-se das extensões

Usar extensões de tomada e benjamins pode ser muito prático, mas é um veneno para a sua conta de luz. Como possui mais entradas para tomadas, precisa puxar mais energia, gastando mais e encarecendo a conta. Se possível, evite o seu uso ao máximo.

Seguindo esses passos, fica muito mais fácil economizar nas contas de casa, não é mesmo? Agora, se você quer saber também como aproveitar os finais de semana sem gastar muito, confira sugestões de passeios baratos em São Paulo.

Esse texto foi escrito em parceria de conteúdo com o Melhor Plano, um jeito rápido e prático de comparação do melhor serviço de telefonia e internet para você. 


Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão