13º Salário: Quando é Pago? Como Calcular?

Um dos principais sinais de que o ano chegou ao fim é o 13o salário. Sim! O tão esperado e desejado décimo terceiro salário, que pode chegar em uma ou duas parcelas.

Boa parte das pessoas espera ansiosamente por esse momento para pagar dívidas e guardar dinheiro.

Se você é um dos trabalhadores que tem direito a receber, fique de olho nas dicas da Grão. Além disso, também vamos falar sobre:

  • Quando o 13o cai na conta.
  • Como calcular quanto você tem direito a receber.
  • Qual o valor do décimo terceiro neste ano.

E muito mais!

Quando é pago o 13o salário?

Conforme a CLT, as empresas têm até o último dia de novembro para pagar a primeira parcela do 13o salário. 

Mas também é possível fazer a antecipação nas férias. Nesse sentido, o décimo terceiro pode ser pago a partir de 1o de fevereiro.

Além disso, ainda existe a segunda parcela. Essa sempre cai até o dia 20 de dezembro. Aquele presentão de Natal que todo mundo pede ao Papai Noel.

De acordo com o SPC Brasil, uma parte considerável dos brasileiros que recebem 13º salário vai investir o dinheiro.

Como calcular o 13o salário?

Em resumo, o décimo terceiro é calculado de forma proporcional à quantidade de meses trabalhados. Ou seja, quem trabalhou 10 meses receberá 10/12 de um salário.

Em outras palavras, para calcular o 13o salário, você precisa dividir o seu salário por 12. Em seguida, é preciso multiplicar o resultado pela quantidade de meses trabalhados.

Por exemplo: imagine que Julia tem um salário de R$ 2.200 e foi contratada no dia 10 de fevereiro. Primeiramente devemos dividir 2.200 por 12, que dá 183,33. 

Logo depois, temos que multiplicar o resultado (183,33) por 11, que dá R$ 2.005,63.

Talvez você esteja se questionando porque 11 meses e não 10 meses, já que ela foi contratada em fevereiro. Conforme a regra, quem trabalhou por mais de 15 dias de um mês, tem direito ao mês completo.

Além disso, também devem ser somados ao salário as horas extras, comissões, adicionais noturnos e de insalubridade. 

Por outro lado, ter mais de 15 faltas não justificadas em um mês faz perder o direito ao valor proporcional. Também perdem direito à gratificação os profissionais demitidos por justa causa.

Sem dúvida, outro ponto de atenção são os descontos. Fique atento, porque não há qualquer desconto na primeira parcela do 13o salário.

No entanto, a segunda parcela recebe os descontos:

  • INSS.
  • FGTS.
  • Imposto de Renda.
  • Pensão alimentícia, se for o caso.

Qual o valor do décimo terceiro 2020?

O ano de 2020 foi diferente em muitos sentidos e afetou o bolso de muita gente. Porém, não houve mudanças nas datas de pagamento do décimo terceiro salário.

Conforme informações da Secretaria Especial da Previdência do Trabalho, as datas de pagamento do 13o não terão alterações. Ou seja, a remuneração deve continuar  de acordo com as regras antigas.

Em relação ao valor, mesmo quem teve redução da jornada de trabalho receberá o valor integral. 

De acordo com nota técnica divulgada pelo governo no dia 18 de novembro, nesses casos, será feito um novo cálculo.

Para esses profissionais, o 13o será calculado com base na remuneração integral de dezembro. E não deverá sofrer influência de nenhuma redução temporária seja de jornada de trabalho ou de salário.

O que fazer com o seu décimo terceiro?

Sem dúvida, o resultado da pesquisa do SPC Brasil é uma notícia positiva. E ficamos muito felizes em saber que muitas pessoas pretendem guardar uma parte do 13o salário.

No entanto, isso ainda é apenas uma intenção. E ela sozinha não representa que, na prática, as pessoas vão poupar o valor.

Por exemplo, dezembro é o mês em que cai a última parcela do décimo terceiro. Mas é também um mês dedicado às compras. E tem um forte apelo emocional por causa do Natal e Ano Novo.

Em outras palavras, apesar da intenção, tem muita tentação. Rimas à parte, é fundamental passar da vontade para a prática. A fim de transformar o desejo em atitude, e assim guardar dinheiro para seus objetivos.

Recebi, investi

Na conta digital Grão, você tem uma funcionalidade para te ajudar a guardar antes de gastar. É o “Recebi, investi”.

Assim que o dinheiro for transferido para a sua conta digital, você recebe um alerta para investir.

Dessa forma, saímos da intenção e partimos para a prática. Não importa se você vai guardar muito ou pouco dinheiro. O importante é que guarde e crie o hábito.

Além disso, outra vantagem da Grão é a segurança. Já que o seu dinheiro é investido em um título público conhecido como Tesouro Selic.

Por fim, você também consegue um retorno de até 106% da caderneta de poupança.

Eu não recebo 13o salário: o que fazer?

Quem não tem direito ao décimo terceiro salário pode criar a própria gratificação natalina. Por exemplo, você pode juntar dinheiro mês a mês ao longo do ano. Assim, você certamente fará o seu final do ano mais próspero.

Conclusão

Em resumo, chegou a época do 13o salário, e a sugestão da Grão é poupar parte para seus objetivos.

Já que você sabe tudo sobre o décimo terceiro, compartilhe esse conteúdo com amigos e familiares. Quem sabe assim, você não ajuda alguém que ainda não sabe os detalhes sobre a gratificação.

Para mais dicas sobre como cuidar do seu dinheiro, siga a Grão nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.

Baixe grátis o aplicativo Grão e comece agora a juntar dinheiro! Disponível nas lojas de aplicativos Google Play ou App Store.

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão