juntar dinheiro para casar - Grão

11 Dicas para Juntar Dinheiro para Casar

O casamento é um momento muito especial para muitas pessoas. No entanto, juntar dinheiro para casar muitas vezes parece um desafio.

Seja para fazer uma festa especial, para comprar um vestido de noiva ou para construir uma casa, é preciso ter dinheiro.

Por isso, fazer um bom planejamento é essencial. Neste artigo, vamos te mostrar que é possível sim casar gastando pouco.

Conheça a sua realidade

Antes de pensar no casamento, você precisa conhecer a sua realidade. Saiba exatamente qual a sua relação com o dinheiro.

Você possui dívidas? Se sim, é preciso que olhe bem para elas e as quite antes de começar a juntar dinheiro para casar.

Isso porque os juros pagos em uma dívida já estão “comendo” uma parte do seu orçamento que poderia ir para o casamento.

Além disso, você é uma pessoa organizada financeiramente? Comece colocando todos os seus gastos em um papel e veja para onde o seu dinheiro está indo.

Talvez, alguns desses gastos sejam desnecessários. Você vai perceber que, cortando eles, você conseguirá juntar dinheiro para casar.

Planejamento é tudo

O primeiro passo para juntar dinheiro para casar é definir quais são os seus planos. Lembre-se: não existe fórmula mágica, nem receita de bolo, afinal, cada casal é um casal.

Sente com o seu parceiro ou parceira e conversem sobre o que vocês querem e quais são as expectativas de cada um.

Vocês pretendem fazer uma festa? De que forma? Para quantas pessoas? Ou vai ser só uma confraternização para família e amigos íntimos?

Outro ponto a ser considerado é se vocês estão começando a planejar ter uma casa juntos. Se esse for o caso, precisam definir qual o tamanho dessa casa ou apartamento e a localização.

Dessa forma, você torna seus planos mais concretos e consegue criar um plano para atingi-los.

juntar dinheiro para casar - Grão
Crédito: Pexels

Quanto dinheiro juntar?

Agora que vocês já sabem o que querem, listem tudo isso e comecem a pesquisar preços. Anote tudo em uma planilha, assim, fica mais fácil visualizar os valores.

Depois de fazer essa pesquisa, junte todos os valores. Assim você chegará ao montante necessário para concretizar seus desejos de casamento.

É recomendado sempre jogar esse valor um pouco para cima, afinal, nunca se sabe quando imprevistos podem acontecer.

Quanto mais tempo, melhor

Com os valores necessários em mãos, é hora de considerar a data na qual vocês pretendem se casar. Vai ser em um ano? Em dois anos? Ou em 6 meses?

Lembre-se que quanto mais tempo vocês tiverem para fazer juntar dinheiro para casar, melhor. Por isso, se possível, calcule uma margem confortável de acordo com a renda dos dois. 

Separe o valor total em quantias mensais que cada um deve reservar para a festa de casamento e a compra da casa, por exemplo.

Sabendo quanto poupar por mês, os montantes parecem menores e fica mais fácil juntar o dinheiro. 

Mas, é claro, nada te impede de guardar valores maiores em determinadas épocas do ano. Principalmente quando você sabe que vai ganhar uma graninha a mais, como no décimo terceiro.

Apenas não se esqueça de ter uma periodicidade no ato de economizar. E lembre-se que, antes de tudo, você precisa ter uma reserva de emergência.

Assim você não acaba tendo que usar o dinheiro reservado ao casamento no caso de alguma necessidade.

Como juntar?

Para te ajudar a juntar dinheiro para casar, existem algumas dicas práticas. Uma delas é utilizar uma planilha para atualizar os valores mensalmente.

Dessa forma, fica mais fácil observar quanto vocês já juntaram e quanto ainda falta. Além disso, ela te lembra de respeitar a periodicidade de depósitos.

O recomendado é separar, sempre que você receber o seu salário, uma quantia fixa para depositar em uma conta.

Essa conta deve ser separada da que você usa no dia a dia. Assim, fica mais difícil acabar gastando o dinheiro “sem querer”.

Outro recurso que pode ser usado é a opção “guardar dinheiro”, que geralmente acompanha contas digitais. Assim, na sua própria conta, você consegue reservar um valor com exclusividade.

Você também pode investir o dinheiro, principalmente em ativos de renda fixa, que são mais seguros para curto prazo.

Crie recompensas

Se você e seu parceiro(a) têm dificuldade em poupar, criar recompensas pode ajudar nessa tarefa.

Por exemplo, a cada meta financeira batida, vocês saem para jantar. Ou fecham um dos serviços do casamento, ou compram um novo acessório para a casa nova.

Isso fará com que vocês se animem em conseguir mais dinheiro para realizar mais metas. E vocês perceberão que as recompensas são muito maiores poupando, do que gastando com compras imediatistas.

juntar dinheiro para casar - Grão
Crédito: Pexels

Aplicativo para juntar dinheiro

Uma forma de juntar dinheiro para casar é utilizando o nosso aplicativo Grão. Ele nada mais é que uma conta digital, mas com um foco exclusivo em guardar dinheiro.

Além de ser fácil de usar e muito rápido para abrir uma conta, nele o seu dinheiro rende até 100% do CDI.

E com as ferramentas de monitoramento e incentivo para guardar dinheiro, fica mais fácil manter o controle e alcançar suas metas.

Ideias para juntar dinheiro para casar

Ok, você já fez um planejamento financeiro, já baixou o aplicativo da Grão, mas ainda assim, não é o suficiente.

Se a renda do casal não comporta o valor que precisa ser guardado todos os meses para o casamento, então vocês vão precisar de rendas extras.

Vocês podem arranjar trabalhos como freelancer, oferecer serviços e até mesmo vender coisas. Aqui mesmo neste site, já demos diversas dicas para ter uma grana extra.

O que vender para juntar dinheiro para casar?

Olhe bem à sua volta. Existem coisas na sua casa que você não usa e que poderiam ser úteis a outras pessoas?

Faça uma limpa no seu guarda-roupas, reveja os utensílios de cozinha e tire da garagem aquela bicicleta que você não usa mais.

Tudo isso pode virar dinheiro para o seu casamento. Basta anunciar no Marketplace do Facebook ou em sites como o Mercado Livre e o Enjoei.

Além disso, você pode vender coisas feitas por você mesma. O que você faz bem? Bolos e doces, artesanato, costura… existe uma infinidade de opções.

Use a sua criatividade e aproveite todas as chances possíveis de conseguir um dinheirinho extra. Pode parecer ponto mas, no final das contas, cada centavo faz a diferença!

Busque economizar

Por mais que você se esforce para juntar dinheiro para casar, usar bem o seu dinheiro vai tornar tudo mais fácil.

Para economizar no casamento, o primeiro passo é saber escolher o que realmente você quer. E não apenas seguir o que outras pessoas esperam de você.

Muita gente acha que para casar é preciso desembolsar rios de dinheiro em uma festa. No entanto, isso não é verdade.

Existem opções de casamentos baratos e tão especiais quanto uma festa cheia de luxo. Adeque esse momento à sua realidade e ao que realmente faz sentido para você.

Além disso, saiba pesquisar preços e não tenha pressa para fechar serviços. Você vai se surpreender com a diferença de preços que existe no mercado.

Pagar à vista é sempre melhor

Outro ponto a se levar em consideração é que, juntando dinheiro para casar antes de sair fazendo compras em prestações, você vai economizar muito.

Isso porque muitos lugares oferecem bons descontos à vista. Além disso, você consegue fugir dos juros do parcelamento.

Outro ponto favorável é que você corre menos risco de se endividar. Afinal, é fácil se ver em uma bola de neve com o acúmulo de prestações no seu cartão de crédito.

juntar dinheiro para casar - Grão
Crédito: Pexels

Conclusão

No final das contas, existe um casamento para todos os tipos de bolso. E com disciplina e foco, você conseguirá ter o seu momento tão especial sem ficar no vermelho para isso.

Juntar dinheiro para casar pode parecer uma tarefa difícil, mas com certeza a recompensa vai valer a pena.

Além disso, aprender a se planejar financeiramente vai te ajudar não só a ter um bom casamento, mas a realizar qualquer outro sonho.

Esperamos que você consiga ter o seu casamento ideal e seja muito feliz ao lado do seu amor. Boa sorte!

E se você quer melhorar suas finanças, conte com a Grão. Todos os dias trazemos dicas financeiras nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Por fim, baixe grátis o aplicativo Grão e comece agora a juntar dinheiro! O app é gratuito e está disponível nas principais lojas de aplicativos Google Play ou App Store.

Leia também

Deixe seu comentário

Comece a poupar com a Grão